Anunciar vaga

Líder da Equipe de Mudança Climática (Remote)

Efetivo

Projeto Hospitais Saudáveis (PHS)

O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) está buscando um profissional dinâmico, motivado e criativo para a posição de Líder da Equipe de Clima. Este profissional terá a missão de ampliar o envolvimento do setor de saúde brasileiro com o enfrentamento da crise climática, como parte de uma campanha global para alinhar as organizações de saúde à ambição do Acordo de Paris e mobilizar o setor para a ação climática. O Líder da Equipe de Clima trabalhará em estreita colaboração com o Presidente do Conselho, funcionários e membros, para fortalecer a base de membros do PHS e para desenvolver novas etapas do trabalho climático do PHS. O trabalho inclui ampliar o engajamento dos sistemas de saúde com a redução das suas pegadas climáticas e também para que os governos nacional e subnacionais incluam a saúde nas políticas climáticas e o clima nas políticas de saúde.

Sobre o PHS

O PHS é uma organização formada por profissionais de saúde e meio ambiente que se dedica a promover a responsabilidade e a gestão ambiental nas organizações de saúde brasileiras, bem como seu engajamento em defesa da saúde ambiental. Desde o início das suas atividades, há mais de doze anos, o PHS tem sido parceiro no Brasil da organização internacional Health Care Without Harm, uma ONG dedicada à mobilização do setor de saúde para a saúde e a justiça ambiental. Durante esse período o PHS mobilizou uma rede que inclui 221 unidades de saúde (hospitais e unidades ambulatoriais e de apoio) e doze sistemas de saúde que representam mais de 320 hospitais adicionais, atuando em todas as regiões do país. Como resultado dessa articulação, dezenas de organizações membros passaram a medir suas emissões de GEE e tomar medidas para reduzi-las. O PHS também organiza uma conferência anual sobre sustentabilidade na assistência à saúde, com forte conteúdo climático. Nos últimos doze anos, esta conferência teve mais de 8.000 participantes.

O PHS está em um momento único, com sólida trajetória e novas oportunidades para financiar seu crescimento. O PHS busca um profissional com experiência em clima e em saúde, para liderar uma pequena equipe e trabalhar em conjunto à rede internacional da HCWH que desempenha um papel de liderança na definição da agenda de clima e saúde globalmente.

O objetivo do PHS é alinhar a assistência à saúde no Brasil, cuja cadeia produtiva é responsável por 4,5% das emissões nacionais líquidas, com a ambição do Acordo de Paris e mobilizar o setor para a defesa de ações climáticas mais amplas. Para isso, o PHS trabalha em três frentes: mitigação, resiliência e liderança. Nos próximos quatro anos, o PHS planeja expandir três vezes o número de hospitais engajados em ações climáticas, reduzindo a demanda de energia por meio de maior eficiência energética, principalmente em climatização, implementando a geração local de energia renovável e adotando uma série de outras medidas de mitigação. No nível político, o PHS planeja ampliar a colaboração com governos estaduais promovendo políticas e planos de ação para descarbonizar e mobilizar o setor de saúde para cobrar dos governos alternativas aos combustíveis fósseis e ampliação do uso de energia renovável como contribuição ao movimento mais amplo de energia limpa no Brasil.

Sobre as atribuições

O PHS procura um líder com conhecimento em gestão e sólida experiência em gerenciamento de equipes e em políticas e advocacy junto aos governos nacional e subnacionais do Brasil para questões de clima e saúde. O candidato ideal deve ter habilidade para trabalhar com o setor de saúde e conhecimento em mudanças climáticas e/ou saúde ambiental. O líder da equipe de clima se reportará ao presidente do PHS e trabalhará em colaboração com a equipe internacional da HCWH, como parceiro da rede global da HCWH.

Descrição da vaga

Liderança e gestão

  • Gerenciar equipe pequena e dinâmica atuando no Brasil em nível nacional.
  • Liderar o trabalho da equipe no apoio e engajamento dos os membros, buscando novos membros e incrementando a sua participação nos desafios climático, energético, de compras e de resíduos.
  • Juntamente com o Presidente do Conselho e com o Conselho, desenvolver estratégias e planos de trabalho anuais da PHS.
  • Trabalhar lado a lado com o Presidente do Conselho na elaboração de estratégias e táticas para o crescimento do PHS.
  • Se envolver e articular com a equipe da HCWH Internacional, mantendo estreita comunicação e alinhamento estratégico com as equipes globais e regionais da HCWH, além de atuar junto à equipe climática global da HCWH.
  • Liderar a implementação da estratégia climática do PHS, o crescimento e o desenvolvimento do Health Care Climate Challenge, o desenvolvimento do desafio energético e a conexão programática com o programa de compras, GGHH e outros projetos globais.
  • Monitorar e acompanhar o alinhamento da estratégia de PHS com a estratégia climática global de HCWH.
  • Gerenciar planos e orçamentos do PHS e supervisionar sua implementação bem-sucedida, garantindo o uso eficaz dos recursos e a submissão de relatórios aos doadores.
  • Supervisionar o assistente administrativo e apoiar a gestão administrativa e financeira e auditorias, sob a supervisão do tesoureiro e do presidente do conselho.

Engajamento de políticas: liderar os esforços da PHS para o desenvolvimento integrar os cuidados de saúde na política climática e o clima na política de saúde no Brasil

  • Participar do desenvolvimento colaborativo com a HCWH, de uma estrutura de ação política comum, com base na experiência existente e nos objetivos organizacionais que podem ser usados para ganhar escala em vários estados do Brasil.
  • Envolver redes de governos subnacionais, redes de saúde e redes climáticas no Brasil para ampliar colaborativamente a ação climática dos serviços de saúde. Quando relevante, trabalhar em colaboração com a OMS, o PNUD e outras agências internacionais.
  • Trabalhar para mobilizar contribuições do setor saúde às Contribuições Nacionalmente Determinadas do Brasil para o Acordo de Paris.
  • Liderar o desenvolvimento de plano de ação nacional que alinhe os sistemas de saúde com a ambição do Acordo de Paris, incluindo a obtenção de zero emissões até 2050.

Associação e Coordenação

Garantir um forte relacionamento com os membros e promover sua participação ativa no PHS, principalmente no tema da Mudança Climática, através de:

  • Manter a conscientização dos membros sobre as atividades, conquistas e progresso nos Desafios por meio de uma comunicação estreita e contínua.
  • Fornecer liderança inspiradora por meio da cooperação e parceria com os membros.
  • Fortalecer o perfil internacional do PHS, identificando oportunidades de engajamento e garantindo que iniciativas que se destaquem sejam aproveitados em todas as representações internacionais.
  • Apoiar o desenvolvimento da estratégia de associação do PHS, catalisar, influenciar e mobilizar o apoio à ação colaborativa.
  • Fornecer assistência técnica aos membros nos inventários de GEE e outras ferramentas técnicas.

Representação

• Representar o PHS junto aos parceiros, stakeholders, instituições públicas e financiadores, quando necessário.

• Iniciar e apoiar o desenvolvimento de alianças estratégicas com as partes interessadas que trabalham em Clima e Saúde.

Habilidades e Experiência

  • Sólida experiência em gerenciamento, pelo menos 3 anos de experiência liderando equipes pequenas e dinâmicas.
  • Especialização em Mudanças Climáticas e/ou saúde ambiental.
  • Sólida compreensão das questões climáticas: debates atuais, estratégias de mitigação, CNDs e iniciativas em nível local e nacional no Brasil.
  • Conhecimento das metodologias de cálculo e inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa.
  • Conhecimento da interseção entre clima e saúde.
  • Experiência de trabalho com ou no setor de saúde.
  • Capacidade comprovada em envolver equipes na tomada de decisão participativa, resolução criativa de problemas e capacidade de motivar equipes.
  • Capacidade de se comunicar e negociar com as principais partes interessadas internas e externas.
  • Compreensão do planejamento e execução do orçamento.
  • Experiência na organização de eventos e conferências públicas.
  • Fluência em português e inglês. Conhecimento de espanhol seria uma vantagem.
  • Capacidade de buscar e fornecer feedback de forma proativa e forte inteligência emocional.
  • Capacidade de trabalhar de forma eficaz e cooperativa com outras pessoas e alcançar objetivos compartilhados em uma equipe descentralizada.
  • Capacidade de priorizar e gerenciar vários projetos simultaneamente e acompanhar os problemas em tempo hábil.

Localização: 

  • Remota (home office).
  • O candidato precisa estar localizado em São Paulo ou no Rio de Janeiro; outros locais próximos a SP podem ser considerados. De tempos em tempos, o candidato deve trabalhar fora do horário comercial para participar de chamadas internacionais. O candidato deve poder viajar nacional e internacionalmente.

Remuneração: 

  • Remuneração competitiva e possibilidade de crescimento profissional.

PRAZO DE INSCRIÇÃO: 

  • 15 de Março de 2020 – os candidatos serão pré-selecionados em base contínua, recomenda-se cadastrar-se o mais rápido possível.

Acesse o site, cadastre seu CV em português e anexe uma carta de apresentação em inglês, justificando porque você seria o/a candidato/a para esse posto (no máximo 350 palavras). É necessário ainda responder às perguntas do formulário de inscrição.

Agradecemos seu interesse por esta posição. Serão convidados/as para entrevistas somente os candidatos que atendam aos requisitos acima descritos.

Ajuda? Chat por WhatsApp