Assessor/a de Pesquisa

  • Localização:
  • Salário:
    $0
  • Tipo de emprego:
    CLT
  • Postado :
    3 meses atrás
  • Categoria:
    Terceiro Setor (ONGs)
  • Data limite:
    31 de janeiro de 2021

Identificação da função

Título: Assessor/a de Pesquisa

Carga Horária: 40h semanais

Subordinação: Direção de Programas, Documentação e Advocacy

Modalidade de Contratação: C.L.T.

Disponibilidade para início em março de 2021.

Remuneração de acordo com a experiência.

Descrição da área

A equipe de “Pesquisa, documentação e advocacy” é responsável pelo desenho, planejamento e execução de pesquisas e documentação de casos individuais, coletivos ou sistemáticos de violações de direitos humanos no Brasil. A equipe de pesquisa desenvolve, observando as políticas da Anistia Internacional, posicionamentos relacionados a temas específicos de direitos humanos, coleta e sistematiza insumos para embasar posicionamentos externos, memorandos e briefs internos, bem como mantém um relacionamento com a comunidade de direitos humanos, da sociedade civil e autoridades governamentais, além da articulação com os setores relevantes do movimento internacional.

Resumo das responsabilidades

Pesquisar, coletar insumos, documentar, processar e analisar o contexto de direitos humanos no Brasil, sistematizando informações para uso interno e externo, apoiando a área de programas, composta pelas equipes de comunicação, campanhas e construção de movimento em suas ações. Além de documentar casos individuais e coletivos, bem como padrões e sistematicidade de violações de direitos humanos no Brasil. Apoiar a equipe com a realização das atividades de pesquisa e incidência política para denunciar violações e promover direitos humanos no Brasil em temas e casos específicos.

Atividades

  • Levantamento e sistematização de informações e documentos dos casos de violações de direitos humanos
  • Revisão de dados e pesquisas secundários, bibliografia e legislação relevantes
  • Realização de entrevistas com vítimas de violações de direitos humanos e seus familiares, especialistas, representantes de organizações locais
  • Participação em audiências e reuniões com autoridades e funcionários públicos
  • Redação de relatórios, memorandos, briefs e outros documentos de pesquisa
  • Elaboração de ofícios e outros comunicados direcionados às autoridades públicas
  • Articulação com organizações da sociedade civil e movimentos sociais
  • Produzir e enviar informações e conteúdo sobre direitos humanos no Brasil para a produção de materiais de comunicação, campanhas e mobilização

Qualificações/Pré-requisitos: Assessor/a de Pesquisa

  • Ser graduado(a) ciências humanas, ciências sociais, Filosofia, Direito, Relações Internacionais ou áreas afins.
  • Experiência de no mínimo 5 anos em pesquisa de direitos humanos ou em atuação em movimentos sociais ou organizações da sociedade civil.
  • Disponibilidade para trabalhar em horários flexíveis.
  • Comprometimento com os direitos humanos e com a visão e missão da Anistia Internacional.

Habilidades/Competências Pessoais

Capacidade de trabalhar em uma equipe multicultural e diversa.

Organização, agilidade, comprometimento com as tarefas e bom relacionamento. Atenção concentrada. Sensibilidade para lidar com assuntos delicados e com pessoas em situação pós-traumática. Excelente comunicação oral e escrita em português, boa comunicação oral e escrita em inglês. Capacidade de reagir rapidamente diante de situações de crise. Capacidade de trabalhar sob pressão e com prazos de entrega exíguos. Será dada prioridade para candidatas e candidatos negros, trans, indígenas, quilombolas e/ou com deficiência, situação em que pré-requisitos poderão ser flexibilizados.

Conhecimentos

É necessário ter conhecimento avançado em inglês.

Conhecimento em espanhol (desejável).

Envie um e-mail com seu CV e uma carta de apresentação contando um pouco sobre sua história, vivências e por que deseja essa fazer parte da nossa equipe, assim como a sua expectativa salarial para o e-mail: [email protected] até o dia 31/01/2021. Inclua no assunto do e-mail “Assessor/a de Pesquisa – AIB/DPROG/001/2021”

A igualdade material e a diversidade estão no coração dos valores da Anistia Internacional Brasil e espera-se que os funcionários trabalhem de forma coletiva e individual para promover uma abordagem construtiva e sensível para todos independente de deficiência, nacionalidade, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, raça, idade, religião/crença ou quaisquer outras características pessoais onde o trabalho de todos é valorizado e respeitado. A Anistia Internacional Brasil garante a igualdade material de oportunidade em seus processos de seleção e procura ativamente compor um leque diverso de candidato/as.

Entraremos em contato somente com as pessoas cujos currículos sejam selecionados.

X