
Site Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Não escolhemos lados. Escolhemos a AÇÃO.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) atua em resposta a emergências e, ao mesmo tempo, promovemos o respeito ao direito internacional humanitário. Somos uma organização independente e neutra, e nosso mandato decorre essencialmente das Convenções de Genebra de 1949. Trabalhamos em estreita colaboração com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e com sua Federação Internacional, a fim de garantir uma resposta humanitária coordenada, racional e rápida às necessidades das populações afetadas por conflitos armados ou outras situações de violência. Dirigimos e coordenamos as atividades internacionais realizadas nessas situações.
A Delegação Regional do CICV em Brasília e demais escritórios atuam para responder às necessidades de pessoas afetadas pela violência armada, promovendo o Direito Internacional Humanitário (DIH) e os Direitos Humanos aplicáveis à função policial.
A Delegação Regional ainda desenvolve programas de Proteção nos cinco países da região e também mantem uma presença mais operacional focada nas consequências do contexto de violência armada no país, situação que apresenta fenômenos com importantes dimensões, complexidades e consequências humanitárias.
Este trabalho é realizado com base na experiência internacional do CICV e através de uma equipe multidisciplinar e experiente, composta por oficiais de proteção com formação diversificada, bem como por especialistas em Perícia Forense, Direito e Assistência à Saúde Mental Psicológica e Psicossocial (SMAPS).
O CICV desenvolveu o Programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (Saúde e Educação) com o objetivo de mitigar as consequências da violência armada para os profissionais de serviços essenciais e a população atendida por esses serviços. O programa atua no fortalecimento das capacidades das instituições públicas para realizar uma análise de contexto relacionada à violência armada, gestão de riscos, gestão de crises e gestão de estresse.
A posição de Pessoa Coordenadora do Programa Acesso desenvolve e coordena a implementação do planejamento estratégico do programa de Acesso para Serviços Públicos Essenciais (Saúde e Educação), garantindo o alcance dos resultados e metas estabelecidos, incluindo todos os processos administrativos internos pertinentes para a execução dos objetivos do programa. Desenvolve e coordena a implementação de ferramentas de gestão apropriadas para avaliação e monitoramento de resultados; identifica e estabelece mecanismos de coordenação e parceria com stakeholders de relevância e promove o posicionamento externo do programa para garantir sua sustentabilidade e promover sua expansão nos âmbitos municipais, estaduais e federal.
Requisitos e Habilidades:
Formação universitária completa na área de Saúde, Educação, Relações Internacionais ou outras na área de humanas.
Pós-graduação nas áreas de Administração de Empresas e/ou Gerenciamento de Projetos e/ou similares);
Conhecimento comprovável e/ou experiência em órgãos do Governo Federal, Estadual ou Municipal;
Desejável conhecimento técnico ou experiência na implementação do Programa Acesso ou metodologias de gestão de riscos e gestão de crise;
Experiência na elaboração e gestão de programas/portfolio;
Desejável conhecimento sobre os efeitos da violência armada em meio urbano nos serviços públicos essenciais e seu impacto nas populações;
Fluência oral e escrita em português nativo;
Conhecimento oral e escrito na Língua Espanhola (mínimo B2)
Conhecimento oral e escrito na Língua Inglesa (mínimo B2)
Interesse para trabalho humanitário e conhecimento do mandato do CICV e dos direitos humanos;
Bom conhecimento prático de informática (Word, Excel, Power Point, Internet)
Possuir visto de trabalho no Brasil;
Disponibilidade para viagens profissionais no Brasil e exterior.
Para maiores detalhes acessar o link oficial da vaga: https://www.icrc.org/pt/trabalhe-conosco/oportunidade/coordenadacao-programa-ams