Anunciar vaga

7 Dicas de Desenvolvimento de Carreira frente aos desafios da pandemia

7 Dicas de Desenvolvimento de Carreira frente aos desafios da pandemia 1

As medidas adotadas em todo o mundo para controle da pandemia foram necessárias e veio com uma séria de transformações, incluindo a forma de contratar e procurar emprego.

A realidade do mercado de trabalho já era conturbada, com 12 milhões de desempregados, com novos desafios para gerar renda e permitir que as pessoas não adoeçam, o cenário se agrava. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas e conteúdo para esse momento.

1 – Você não está sozinho

Todos nós já procuramos emprego – é um processo normal. Por isso, é preciso que comunique aos amigos que está em busca de uma oportunidade. Se você não diz o quer, como alguém pode esperar a indicação de uma vaga? Nossa agência é formada por profissionais de Relações Internacionais que entendem os desafios e estão abertos para auxiliar nessa jornada, então você não está sozinho.

2 – Laços e compromissos

O distanciamento social e a quarentena são ações necessárias, mas não é para você se isolar do mundo. Procure definir o mercado para o qual quer atuar e notifique que está disponível para enfrentar os desafios que a COVID-19 trouxeram para o setor. Converse com os profissionais da área e participe de comunidades – grupos no Linkedin e Telegram são ótimas opções.

3 – Apoio familiar e espaço

Parte da rotina profissional, em especial de qualificação e desenvolvimento de estudos sobre o campo das Relações Internacionais, se dá em escritórios nas nossas próprias casas. Procure organizá-lo para se aproximar ao máximo de um espaço profissional e pronto para eventuais reuniões e entrevistas online. Converse com os familiares para respeitarem e auxiliarem no seu esforço e disciplina.

4 – Seleção virtual e trabalho remoto

As agências e empregadores estão se readaptando ao novo cenário e vão procurar alternativas para selecionar e empregar novos profissionais. Parte da rotina de um internacionalista pode ser feita em quarentena, tais como: negociações, conferências, divulgação e estudos. O dress code do trabalho e entrevistas remotas é diferente dos tradicionais – não precisa usar paletó ou se maquiar, mas use uma camisa neutra e se arrume. Procure aprender sobre tecnologias e construa uma rotina de home office.

5 – Corrente e comunidade profissionais

Quando estamos procurando emprego, é comum encontrar algumas vagas interessantes, mas fora do nosso perfil. Para auxiliar outros profissionais, compartilhe elas nas suas redes sociais e com os seus amigos. Faça uma listinha com os links e compartilhe – foi assim que nasceu o RI Opportunities. Relações Internacionais é um campo em construção e a cooperação e o senso de comunidade devem ser fortalecidos. Compartilhe e contribua com o desenvolvimento da comunidade de profissionais.

6 – Atualização profissional

Quem está em busca de uma oportunidade entende a importância de preencher as lacunas do currículo. Se você não tem experiência profissional, procure desenvolver as competências por meio de cursos e livros especializados — aproveita a modalidade de ensino à distância e os livros digitais. Nesse período há muitas opções disponíveis com preços acessíveis e até mesmo módulos e capítulos gratuitos.

7 – Empreenda

Além dos empregos tradicionais, você pode tirar do papel a sua consultoria para oferecer seus serviços, por exemplo. Convide amigos para auxiliar no desenvolvimento, para cofundarem e serem sócios. Juntos é possível encontrar saídas para os desafios e ir ainda mais longe. A evolução da informática e das telecomunicações e a necessidade de se adaptar de forma rápida deu espaço para o desenvolvimento do conceito de Lean Startup – procure conhecer as novas metodologias e ferramentas.

Bônus 8 – Guia do Internacionalista

Caso tenha alguma dúvida sobre o campo e perfil profissional, leia o Guia do Internacionalista (internacionalista.com.br). Consolidamos as principais dicas e conceitos que precisam ser levados em consideração para desenvolvimento profissional.

Caso tenha mais alguma dica, deixe nos comentários 🙂

Sobre o Autor

Guilherme Bueno

É analista de Relações Internacionais. Organizador do Congresso de Relações Internacionais e editor da Revista Relações Exteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda? Chat por WhatsApp